FLUXO DE CAIXA DO QUE SE TRATA?

Você já ouviu falar sobre “controle de fluxo de caixa”? Aqui iremos falar sobre todas as etapas que o envolvem e do que ele se trata. Desde o recebimento de compras à vista e a prazo dos seus clientes, ao pagamento de contas e fornecedores.

A princípio, você precisa entender o funcionamento geral dele que trata-se da entrada e saída de dinheiro disponível em caixa da empresa. Porém, sabemos que toda movimentação financeira acontece em prazos esporádicos, sendo esse o principal motivo de perda de controle financeiro por parte dos empreendedores.

O QUE É FLUXO DE CAIXA?

Para facilitar o entendimento sobre o assunto, vamos falar sobre as 5 partes básicas que um fluxo de caixa possui, e como essa ferramenta de apoio auxilia o empreendedor no preenchimento dos dados financeiros referentes a um determinado período da sua empresa. Esse período pode ser semanal, mensal ou anual.

AS 5 PARTES BÁSICAS

  • Saldo inicial

É todo o dinheiro disponível em caixa ou nas contas bancárias da empresa, próprias para o uso interno.

  • Entradas

São todas as vendas à vista e os recebimentos diários em caixa.

  • Saídas

São todos os pagamentos e despesas retiradas do caixa feitas no dia.

  • Saldo operacional

É o resultado entre as Entradas de caixa e suas Saídas ao final de todas as operações.

  • Saldo final

É a soma do Saldo inicial ao Saldo final do seu caixa.

COMO ELE IRÁ AJUDAR O EMPREENDEDOR?

O fluxo de caixa ajuda o empreendedor a entender como que suas movimentações financeiras estão se portando ao longo dos tempos, e quais são as melhores decisões a serem tomadas com o dinheiro em caixa da empresa.

A partir dele você poderá entender se o lucro da sua empresa supera ou não as suas despesas, e como os seus recebimentos a prazo afetam o seu saldo final. Levando em consideração se há possibilidade ou não de expandir os prazos e mantê-los em sua empresa.

Enfim, como podemos ver, traçar um fluxo de caixa para a sua empresa é imprescindível para àqueles que almejam o sucesso do seu negócio. Passe a entender os seus prazos e suas necessidades financeiras através de planilhas eletrônicas ou sistemas de controle financeiro online, e perceba o comportamento de consumo da sua empresa.

E não se esqueça, apesar de parecer uma tarefa simples, garantir a excelência na produção do seu fluxo de caixa requer muita disciplina por parte do empreendedor durante o registro das movimentações.

Gostou desse conteúdo? Então, que tal aprender a como controlar o seu fluxo de caixa? Assunto que iremos abordar no nosso próximo conteúdo, não perca.

CDS Sistemas,

Soluções inteligentes para o seu negócio.

gerenciati@totalmetrica.com.br10 de maio de 20190 comentários

Adicionar comentário